Matheus na Escola Francesa

Muitos amigos estão me perguntando como está a adaptação de Matheus na escola então resolvi criar essa postagem pra não deixar mais ninguém curioso.

De uma forma geral o ensino francês é dividido em:

- École maternelle (dos 3 aos 5 anos): equivale a nossa educação infantil. Ela é dividida em: petite section, moyenne section e grande section. Os professores nessa etapa são chamados de maîtrisse d' école. Normalmente as turmas são compostas de 1 professor(a) e um auxiliar, assim como no Brasil.

- École élémentaire (dos 6 aos 10 anos): equivale ao nosso ensino fundamental I. Ele é divididos em 5 classes: cours préparatoire (CP), cours élementaire 1re année (CE1), cours élémentaire 2e année (CE2), cours moyen 1 re année (CM1) e cours moyen 2e année (CM2). Os professores nessa etapa são chamados de instituteur ou intitutrice caso seja uma professora. É nesta etapa que o ensino passa a ser obrigatório.

- Collége (dos 11 aos 14 anos): equivale ao nosso ensino fundamental II. Ele é dividido em: 6 ème, 5 ème, 4 ème e 3 ème. A partir desta etapa os professores são chamados de professeur. Quando os alunos concluem o collége eles recebem seu primeiro diploma chamado de le Brevet.

- Lycée (dos 15 aos 17 anos): equivale ao nosso ensino médio. Ele é dividido em: 2nd, 1 ère e terminale. Ao encerrar esta etapa o aluno recebe o diploma de le Bac e a partir daí o ensino não passa mais a ser obrigatório.

- Université.


Grande parte das escolas francesas são públicas, existem escolas privadas mas aqui na cidade onde moro por exemplo só conheço uma que é paga porque oferece ensino bilíngue. O ensino público francês é opção da maioria, não havendo diferenças entre classes sociais como encontramos no Brasil.


Meu pequeno está matriculado na petite section da école maternelle. Para fazer a matricula buscamos a prefeitura da cidade onde moramos,  não nos foi exigida muita burocracia, apenas certidão de nascimento e comprovante de endereço. No ato da matricula a prefeitura determinou pela proximidade de onde moramos a escola que Matheus iria frequentar. O início do ano letivo francês é bem diferente do Brasil, ele é iniciado em setembro e vai até junho.

Na primeira semana de setembro era o momento de levar o pequeno para escola, confesso que bateu aquele friozinho na barriga, mas vamos lá. Sem muita cerimônia a professora pediu para deixarmos Matheus na sala de aula e tchau. Vocês já devem imaginar o que aconteceu né, kkkkkkkk, Matheus berrou tanto que do outro lado da rua eu ainda escutava o choro dele e como manteiga derretida e mãe besta que sou me danei a chorar também, saí de lá com muita raiva pelo fato de não terem me deixado ficar nem um pouquinho com ele para ajudar na adaptação, e nesse momento senti falta das escolas brasileiras que normalmente tem pelo menos uma semana de presença dos pais para ajudar na adaptação da criançada. Passei o dia todo com ódio das professoras e de todas essas diferenças culturais, kkkkkkkkk. No final do dia como esperado a professora veio falar que ele passou o dia todo chorando, falamos sobre a possibilidade de ficarmos um pouco com ele na sala mas levamos na cara um não bem grande e o chororô continuou. Foi aí que na segunda semana a professora falou que talvez teria que fazer uma adaptação mais doce, suave e logo meus pensamentos já foram dizendo tá vendo nós falamos, mas você nos disse não, kkkkkkkk, mas para nossa surpresa Matheus melhorou e não chorava mais quando deixávamos na escola.

Após 15 dias de aulas foi marcada a primeira reunião com os professores e a direção. Nessa reunião a professora falou sobre a rotina e nos deu algumas orientações importantes:

- Horário da escola: de 8h45  à 16h30  segunda, terça, quinta e sexta. E na quarta de 8h45 à 11h45. Tendo a opção de seu filho almoçar na escola ou não, caso seu filho vá almoçar em casa ele terá que sair de 11h45 e retornar as 14h15. E o almoço é pago pelos pais conforme a renda de cada família.

- Período de férias (isso foi o que mais me surpreendeu):

Vacance de la Toussaint 17/10 à 02/11.
Vacance de Noel 19/12 à 4/01.
Vacande d'hiver (inverno) 13/02 à 29/02
Vacance de printemps (primavera) 9/04 à 25/04
Vacance d'été (verão) 5/07 até o início do próximo ano letivo que normalmente é na primeira semana de setembro.

Em resumo os estudantes franceses a cada 45 dias de aulas possuem 15 dias de férias. Vida fácil essa de estudante francês. Eu adorei! Assim não fica aquela rotina estressante para professores e alunos. E nesse período de férias a cidade toda se adapta , respeitando o momento da criançada ficar em casa curtindo a família ou oferecendo atividades de lazer.

- Objetivos a serem alcançados pela petite section:
   Mobilização da linguagem.
   Agir e se exprimir, compreender através de atividades físicas e artísticas.
   Construir ferramentas para estruturar o pensamento.
   Explorar o mundo.
 

- Obrigatoriedade do seguro escolar para cada criança.

- Na data do aniversário da criança os pais devem trazer um bolo sem creme para cantar parabéns. Enfatizaram a importância de trazer o bolo para que a criança não se sinta excluída pelo fato dos amiguinhos terem tido bolo e ela não.

- Também foi falado que nessa turminha de Matheus os alunos da  petite section ficam juntos da moyenne section e os alunos maiores são responsáveis em cuidar dos pequenos, como se cada aluno da moyenne section "adotasse" um aluno da petite section.

- E no final da reunião falaram da rotina escolar que é composta dos seguintes momentos:

1º momento:  acolhida onde os alunos são divididos em pequenos grupos e cada grupo fica em um atelier diferente. Os ateliers abrangem atividades como puzzles, blocos de construção, desenhos, jogos matemáticos, carrinhos, entre outras atividades cognitivas que envolvem motricidade e socialização.

2º momento: reagrupamento da turma onde  a professora senta junto com os alunos e eles falam sobre quem faltou, qual é o dia da semana, o clima, a professora determina quem serão os ajudantes de cada atividade do dia, fazem uma leitura coletiva e depois cantam algumas músicas.

3º momento: eles fazem um pequeno lanche, normalmente é um copo de leite, um suco ou uma fruta. Neste momento as crianças que foram escolhidas pela professora ajudam a servir e organizar a sala.

4º momento: passagem pelo toilette.

5º momento: atividades que envolvam motricidade, jogos com bolas, danças, atividades de lançamento, entre outras.

6º momento: recreação.

7º momento: almoço.

8º momento: preparação para a sonequinha e passagem ao toilette.

9º momento: sonequinha.

10º momento: ateliers em pequenos grupos e reagrupamento.

11º momento: recreação no parquinho.

12º momento: reagrupamento do grupo e organização para saída.

Ficamos felizes e nos sentimos mais seguros em conhecer um pouco mais do funcionamento da escola. Outro detalhe que achei interessante é que não nos foi cobrado nenhum tipo de material escolar, apenas nos pediram para providenciar um sapato parecido com uma pantufa que as crianças devem usar na sala de aula e também pediram para que Matheus trouxesse o seu "dudu" para ajudar na adaptação. Ficamos sem saber direito o que era esse negócio de dudu e depois descobrimos que o dudu é normalmente uma pelúcia, paninho ou brinquedo que a criança mais gosta e se sinta mais segura com ele. Como Matheus não tinha um "dudu" específico acabamos pedindo para ele escolher uma pelúcia para levar para a escola e ele acabou escolhendo o Pablo dos Backyardigans. Foi impressionante como ele ficou mais tranquilo na escola depois que começou a levar seu amigo Pablo todos os dias. Outro detalhe importante que eu já ia esquecendo de falar é que os estudantes franceses não usam uniformes como no Brasil.

Hoje Matheus vai todo feliz para a escola e avança a cada dia no francês, já fala algumas frases e canta algumas músicas que aprendeu na escola deixando a mamãe aqui bestinha, kkkkkk!

Matheus e suas professoras francesas.

Matheus em uma das atividades dos ateliers.





















Comentários

  1. Interessante esses intervalos a cada 45 dias né? Acho que ajuda, evitando que a criança se enfade e tenha raiva da escola...

    ResponderExcluir

Postar um comentário