Turistando em Poitiers

Poitiers  é onde moramos atualmente e tivemos a sorte de vim parar nessa cidadezinha no interior da França que exala história em todo canto. A cidade guarda muitos traços do período medieval e como adoro história então não podíamos deixar de visitar as diversas igrejas, museus, ruínas e monumentos da cidade. 

Nossa primeira parada foi na famosa igreja de Notre-Dame-la-Grande (séc. XI), ela é o principal cartão postal da cidade. De arquitetura romana seu grande destaque está em sua fachada repleta de esculturas que representam passagens bíblicas.





Nossa segunda parada foi no Le Palais de Justice (séc. XII), antigo palácio dos Condes de Poitou-ducs d'Aquitaine. Seu destaque está pela valiosa arquitetura da Idade Média. Hoje esse palácio abriga toda a parte jurídica da cidade e para o turismo é possível acessar o grande salão dos Passos Perdidos. Nesse salão encontramos algumas esculturas de personagens da nobreza, pinturas da cidade e uma grande lareira. 

Fachada do Palácio



Salão dos Passos Perdidos, destaque para a gigante lareira ao fundo. 


Fundos do Palácio da Justiça.

Seguimos para a Catedral de Saint-Pierre (séc. XII), primeiro edifício gótico de Poitiers. Tem uma fachada belíssima, possui vitrais dos séculos XII e um órgão clássico imenso do século XVIII. 

Fachada da Catedral Saint-Pierre

Detalhes em esculturas e gárgulas.


Altar central da igreja. 

Grande órgão do séc XVIII.

Quase ao lado da Catedral de Saint-Pierre encontramos o Batistério Saint-Jean (séc. V) e o museu Sainte-Croix. O batistério é um dos mais antigos monumentos cristãos dedicados ao batismo. A entrada custa dois euros e lá você encontra uma piscina octagonal dedicada ao batismo, uma pintura da imagem de Jesus Cristo belíssima no teto e ruínas de estilo romano e gótico.

Batistério de Saint-Jean.

Área interna do batistério, destaque para a piscina batismal no lado esquerdo da foto.  

Pinturas de Jesus Cristo no teto. 

Ruínas romanas e góticas.

O museu Sainte-Croix também cobra entrada, ele custa 6 euros, mas nas terças feiras e primeiro domingo de cada mês ele é gratuito. Esse museu é muito bacana pois ele abriga diversas coleções da Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna além de obras de artistas contemporâneos. O museu é dividido em alas pelos períodos históricos e nele também encontramos escavações arqueológicas. 

Escavações arqueológicas.


Primeira sala do museu com peças da Idade Antiga e Idade Média.


Sala das pinturas.

Nossa próxima parada foi na igreja de Saint-Jean-de Montierneuf (séc. XI), antiga abadia beneditina construída inteiramente de pedra ela possui uma fachada de arquitetura romana e a parte de trás gótica. Dentro da igreja possui um túmulo, vitrais e órgão muito parecido com o da Catedral de Saint-Pierre. Próximo da igreja você encontra também o moinho e a torre conhecida com Portas de Paris que fica na entrada da cidade.


Fundos da igreja de Saint-Jean-de Montierneuf.

Túmulo de Guillaume VII  fundador do novo monastério. 

Área interna da  igreja de Saint-Jean-de Montierneuf.

Fachada romana da  igreja de Saint-Jean-de Montierneuf.

Moinho.

Entrada da cidade. Torre conhecida como Portas de Paris. 

Para terminar o circuito de pontos turísticos da cidade visitamos a praça da liberdade que possui uma estátua da liberdade e o Hôtel de Ville (séc XIX) que hoje abriga a prefeitura de Poitiers. Encerrando o passeio paramos para fazer um lanche em um dos bistrôs presentes no centro da cidade. O centro ainda abriga restaurantes, bares e lojas bem charmosinhas que merecem a visita. 

Praça da Liberdade.


Hôtel de Ville.

Hôtel de Ville

Bistrô no centro de Poitiers.

Rua de comércios e restaurantes. 

Para quem tem interesse em conhecer a cidade a Office de Tourisme fica em frente a igreja deNotre-Dame-la-Grande, lá você recebe um guia e um mapa com os pontos turísticos da cidade. Todo o roteiro deve ser feito andando pois o centro é fechado para a circulação de carros. Para fazer esse roteiro nós precisamos de duas tardes e ainda assim algumas igrejas que são mais afastadas ficaram de fora. Aconselho o uso de calçados confortáveis pois o piso é todo de pedras e anda-se bastante. Com crianças dá para fazer o uso do carrinho, mas algumas calçadas são estreitas e em algumas ruas as pedras do piso dificultam um pouco. Para quem interesse em ficar hospedado na cidade Poitiers tem uma rede hoteleira variada com bons preços.  

Amigos e familiares não vejo a hora de vocês estarem aqui para apresentarmos cada cantinho dessa cidade. Se avexem que a ansiedade da matuta aqui tá grande! 








 




 

Comentários

  1. Muito ricos este lugar... obrigada por compartilhar conosco suas experiências.. bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário