Aqui na França...

Eita que hoje é um dia mega especial! Estamos completando 1 ano na França! E para comemorar essa data trago esse texto cheio de curiosidades sobre a cultura francesa.


Aqui na França:

- Você encontra pessoas de tudo quanto é canto do mundo.

- Tanto os homens como as mulheres se cumprimenta com dois beijinhos.

- As casas dividem o banheiro em sala de banho (onde fica o chuveiro e a pia) e toilete (onde fica apenas a privada). O que eu acho mais bizarro disso é o fato de muitas vezes não ter pia no toilete, então se alguém estiver tomando banho você não consegue lavar as mãos após utilizar o vaso sanitário.

- As áreas como cozinha e sala de banho não possuem ralo, então nem pensar em lavar o banheiro com baldes e mais baldes de água, se dê por satisfeito em usar apenas lenços antibacterianos e no máximo um pano com desinfetante.

- As área de serviço são inexistentes, se contenha em pendurar suas roupas no meio da sala, no quarto ou no máximo na sacada. E se quiser lavar um sapato, lave no chuveiro.

- Os franceses escovam os dentes duas vezes, uma pela manhã e outra a noite para dormir.

- Os shoppings, com aquela estrutura de várias lojas, cinema, praça de alimentação, praça de eventos reunidos em um só lugar, não existem, o que você encontra são centros comerciais que normalmente são afastados da cidade.

- Vai fazer compras? Leve suas sacolinha! Os supermercados e a maioria das lojas não fornecem sacolas, caso você não tenha você pode pagar por elas ou saia com suas comprinhas na mão.

- Para utilizar os carrinhos do supermercado você tem que colocar uma moeda para destravá-lo e no final guardá-lo para poder recuperar a moeda  de volta.

- Os queijos são tão variados que muitas vezes ocupam uma seção inteira no supermercado.

- Lojas, centros comerciais e até as grandes redes de supermercados estarão fechados aos domingos.

- Vai ao restaurante? Espere o garçom para poder se dirigir a uma mesa e não estranhe se tiver uma garrafa de água disponível para você.

- Não se surpreenda se você achar a água com sabor estranho, aqui até a água mineral tem um gostinho diferente.

- As refeições são compostas de entrada, prato principal, queijos e sobremesa. Além de tudo isso, as refeições sempre vem acompanhadas de baguete ou outro tipo de pão e normalmente os pratos são individuais. Não entendo como esse povo não engorda.

- As pizzas daqui normalmente são individuais e não é difícil você encontrar recheios com champignons, batatas e ovo quase cru no meio da pizza.

- Restaurante self-service por quilo não existem.

- A MC Donald não é vermelha e amarela e sim verde escuro com amarelo.

- Você precisa ir ao banco falar com o gerente ou resolver algo? Você tem que ligar para agendar sua ida ao banco. Falando nisso os bancos normalmente demoram de dois a três dias para efetivar um débito na sua conta e compras parceladas pelo cartão não existem.

- Precisa abastecer o carro? Não espere por um frentista, coloque as mãos na massa e abasteça seu carro.

- Os carros possuem modelos bem diferentes do Brasil e não é difícil encontrar carros bem antigos circulando na cidade.

- O correio por aqui é muito utilizado, quase tudo tem que ser encaminhado pelo correio  e dificilmente eles utilizam a internet ou e-mail para envio de documentos ou resultados.Por exemplo: se você fez algum exame ou está esperando algum resultado, espere que sua carta vai chegar.

- Apesar de ser referência em moda e beleza, a maioria das mulheres francesas parecem não dar muita importância a isso. Fazer unhas no salão é quase uma raridade e são poucas as mulheres que usam maquiagem no cotidiano.

- Não é difícil você ser atendido em uma padaria e o atendente receber o seu dinheiro e com a mesma mão pegar o seu salgado e te servir.

- Tudo é greve, eles fazem greve o tempo todo.

- Exames preventivos ginecológicos normalmente são feitos a cada 3 anos e check-up a cada 5 anos, os médicos só passam exames se você se queixar de algo. Causa até estranheza para os médicos a gente procurá-los em caso de doenças não muito grave.

- As escolas públicas francesas são frequentadas tanto por ricos como por pobres.

- As crianças não usam uniformes na escola.

- Não é difícil você presenciar crianças levando palmadas em locais públicos.

- As festas infantis normalmente são apenas para as crianças, feitas de forma bem simples na casa do aniversariante.

- Por fim os franceses possuem diversas formas de se despedir e é assim que irei me despedir de vocês.

Au revoir! Bonne jounée! Bon courage! À la prochaine! À bientôt!










































Comentários

Postar um comentário